sábado, 20 de março de 2010

O que é um incenso???

A palavra "perfume" deriva do latim "per fumum", que significa "pela fumaça" e a palavra "incenso" vem do latim "incensum", que significa "incendiar" ou "atear fogo". Apenas pela etmologia dessas duas palavras podemos deduzir sua origem.
O homem, antes mesmo de dominar o fogo, travou conhecimento com os "perfumes" e "incensos" através de incêndios espontâneos que ocorreram em grandes florestas onde havia árvores cujos troncos eram constituídos de madeira odorífica, como pinheiros, por exemplo. Daí vem o incenso é feito de resinas ou gomas aromáticas, tais como olíbano e bálsamo, que ao serem acendidos exalam o aroma da essência escolhida. Um dos tipos de incensos que temos é o de massala que são confeccionados por homens santos que se dedicam a este ofício enrolando cada vareta com meditações, visualizações e mantras que têm por objetivo "otimizar" a relação do devoto com as divindades do panteão hindu.
Contudo o exemplo do incenso massala é mais fácil de ser identificado na embalagem (observe o título ou informações do rótulo) ou na aparência (a massa do incenso é mais grossa e irregular, a embalagem tem como referência o peso e não o número de varetas, o aroma é mais forte, etc.).

Nenhum comentário:

Postar um comentário